Conhecer o centro de São Paulo a pé pode ser mais interessante e didático

Turistas de todas as partes do Brasil e de diversas partes do mundo vêm aderindo a uma forma de passeio conhecida como “free walking tours”. O passeio guiado é feito a pé e promete um panorama histórico, turístico e cultural da cidade, com uma verdadeira “imersão” no centro de São Paulo.

Uma das empresas que organizam esses tours é a SP Free Walking Tour, que foi fundada em 2011 e organiza passeios somente em inglês (pois informa que 85% de seu público é formado por estrangeiros – o que não exclui os brazucas poliglotas, é claro).

E é muito fácil participar: basta comparecer ao local pré-combinado 15 minutos antes do ensino do passeio.

Confira a seguir 5 motivos para conhecer o centro de São Paulo a pé!

1 Você define o quanto quer pagar

Uma das características únicas desse tour é que não existe um preço fixo para o passeio. Não quer gastar muito? Tudo bem. A SP Free Walking Tour trabalha com um conceito chamado de “economia colaborativa”, quem participa define o quanto acha que vale a experiência.

As contribuições são deixadas como uma forma de agradecimento, sem pressão alguma, de forma espontânea.

2 É o melhor jeito de apreciar a cultura do centro

Como todos sabem, São Paulo é um polo forte de imigração, por isso sua cultura está entrelaçada com a cultura não só europeia, mas de muitos outros continentes também. E conhecer essa história a pé, de pertinho, passando pelos lugares, entrando, apreciando a arquitetura… é uma experiência única!

Um exemplo é uma visita à Pinacoteca do Estado, o primeiro e mais completo museu da cidade, onde você terá direito a meia-entrada.

Além disso, cada ponto visitado traz também curiosidades e informações pouco divulgadas, que são reveladas pelos guias do passeio.

Principais Pontos Turísticos do roteiro: Praça da República, Mosteiro de São Bento, edifícios Itália, Copan, Martinelli, Banespa, Biblioteca Municipal, Bolsa de Valores, Teatro Municipal, Pátio do Colégio, Viaduto do Chá e Vale do Anhangabaú, Prefeitura, Catedral da Sé, Faculdade de Direito, dentre outros.

3 É melhor maneira de ver as pessoas

Todo turismo tem seus tipos marcantes, que viram símbolos locais. A baiana com seu tabuleiro na Bahia, o gaúcho de bombacha tomando seu chimarrão no Sul do Brasil e tantos outros que já fazem parte de cada cultura regional. Mas que tal ir um pouco além dos estereótipos?

Caminhando a pé pelo centro de São Paulo, você verá a realidade que vai muito além dos tipos folclóricos: estudantes, músicos de rua, executivos, gente de todas as etnias, e todos os habitantes que compõem a fascinante diversidade dessa cidade sem paralelo tipos humanos convivendo no mesmo ambiente urbano.

4 Você pode ir de dia ou de noite

Para os notívagos, existe a opção da Caminhada Noturna, que promove um percurso cultural e gratuito pelo centro, com duração de duas horas, pelas imediações do Teatro Municipal.

O passeio ocorre às quintas-feiras, a partir das 20h e costuma atrair de 50 a 100 participantes por semana.

Essa Caminhada, que já teve mais de 300 edições, conta sempre com a participação de especialistas e personalidades de segmentos como Arquitetura, Artes Plásticas, Administração Pública, História e Urbanismo. É uma oportunidade de vivenciar o espaço urbano de forma diferente, pois à noite é menos comum caminharmos normalmente, passamos por pontos interessantes de carro, com pressa. Mas, com as luzes noturnas, e a pé, há uma nova percepção da grandiosidade da metrópole, além do clima mais boêmio, é claro.

5 É possível apreciar a gastronomia local

Que tal ganhar descontos para saborear delícias que são marcos turísticos do centro? Ao embarcar no passeio com a SP Free Walking Tour, você recebe descontos para curtir o sanduíche de pernil do Estadão e o clássico Bauru do Ponto Chic.

Além disso, todos os tours fazem intervalos em padaria ou cafés locais que ofereçam comidas e bebidas típicas brasileiras. É claro que isso inclui delícias como pão de queijo, coxinha, sucos naturais, guaraná, açaí, bolos típicos (fubá, cenoura com chocolate, brigadeiro, etc.).

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Site oficial da Caminhada Noturna:

http://www.caminhadanoturna.com.br/

Site official da São Paulo Free Walking Tours: www.saopaulofreewalkingtour.com

São Paulo Free Walking Tour

www.saopaulofreewalkingtour.com

The official Free Walking Tour in São Paulo. Three different tours: Old Downtown (historic center), Paulista Ave (modern area) and Vila Madalena (local side)!

Fotos dos roteiros realizados para serem compartilhadas pelos participantes da São Paulo Free Walking Tour:

www.facebook.com/spfreewalkingtour

SP Free Walking Tour – Home | Facebook

www.facebook.com

SP Free Walking Tour, São Paulo, Brazil: Rated 4.9 of 5, check 258 Reviews of SP Free Walking Tour, Tour Agency

Acompanhe o Instagram @spfreewalkingtour onde são postadas belas imagens da cidade diariamente.

 

Twitter: @spwalkingtour

Canal no YouTube: http://www.youtube.com/spfreewalkingtour

spfreewalkingtour – YouTube

www.youtube.com

John Mayer on Vevo – Official Music Videos, Live Performances, Interviews and more…

Para esclarecer dúvidas e obter maiores informações

contact@spfreewalkingtour.com

Visite Centro Sao Paulo
visitecentrodesaopaulo.com.br/5-motivos-para-conhecer-o-centro-de-sao-paulo-pe

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *